Portabilidade de
Investimentos

Veja como funciona a portabilidade e traga já seus investimentos.

Para trazer seus investimentos

Essa transferência é realizada pela instituição onde seu investimento está, mas preparamos um passo a passo para te ajudar nesse processo:

1. Baixe o documento de acordo com o tipo de ativo:
a) Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) para títulos de Tesouro Direto ou Renda Variável;
b) Carta do Cliente para cotas de Fundos de Investimento;
c) Solicitação de Transferência de Ativos (STA) para títulos de Renda Fixa.

2. Preencha as informações da instituição cedente (dados da corretora onde seus investimentos estão), da instituição cessionária (os nossos dados) e dos ativos que deseja transferir.

3. Imprima e assine o documento. Lembre-se que a sua assinatura deve ser semelhante ao documento utilizado no cadastro na instituição onde o seus investimentos estão.

4. Caso sua portabilidade seja de renda fixa, é necessário enviar também a nota de negociação dos seus títulos.

5. Envie a solicitação assinada e uma cópia do seu documento de identificação por e-mail para a instituição onde seus investimentos estão com cópia para stvm@orama.com.br e para o seu parceiro de investimentos.

Essa transferência é realizada pela instituição onde seu investimento está, mas preparamos um passo a passo para te ajudar nesse processo:

1. Solicite a Ordem de Transferência de Ações (OTA) a instituição onde estão seus investimentos.

2. Preencha as informações solicitadas, imprima três vias do documento, assine e reconheça firma por autenticidade (para firmas reconhecidas fora das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é necessário pedir ao tabelião que informe o sinal público).

3. Envie os documentos solicitados pela instituição para dar início ao processo de transferência.

Envie os documentos através do mesmo e-mail utilizado em seu cadastro para stvm@orama.com.br com cópia para o seu parceiro de investimentos. Em caso de herança, o e-mail pode ser encaminhado através dos herdeiros, cônjuge ou inventariante.

Doações:


Herança:


Divórcio:


Transferência entre Cônjuges:

  • Certidão de casamento atualizada;
  • Documento de identidade;
  • Declaração de Transferência entre os cônjuges.


Sucessão Societária, Aporte de Capital ou Redução de Capital:


Integralização de Cotas de Fundos e Clubes de Investimento:

  • Documento que formaliza a integralização das cotas;
  • Comprovante do administrador de que o cliente é cotista do fundo ou clube;
  • Regulamento do fundo ou Estatuto Social do clube.

Você pode solicitar a portabilidade diretamente na nossa plataforma. Basta acessar Invista Agora > Previdência Privada > Solicitar Portabilidade e informar qual o plano deseja fazer portabilidade.

Caso você já possua o mesmo fundo ou plano vinculado à nossa instituição, a solicitação deve ser feita através do atendimento ou do seu parceiro de investimentos.

Para retirar seus investimentos

Basta seguir o passo a passo:

1. Baixe o documento de acordo com o tipo de ativo:
a) Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) para títulos de Tesouro Direto ou Renda Variável;
b) Carta do Cliente para cotas de Fundos de Investimento;
c) Solicitação de Transferência de Ativos (STA) para títulos de Renda Fixa.

2. Preencha as informações da instituição cessionária (dados da corretora para onde seus investimentos irão), da instituição cedente (os nossos dados) e dos ativos que deseja transferir.

3. Imprima e assine o documento. Lembre-se que a sua assinatura deve ser semelhante ao documento utilizado no nosso cadastro.

4. Envie a solicitação assinada e uma cópia do seu documento de identificação por e-mail para stvm@orama.com.br com cópia para o seu parceiro de investimentos.

A transferência dos investimentos para a instituição cessionária será realizada em até 2 dias úteis após o recebimento do requerimento válido. Caso haja alguma inconsistência no requerimento para a transferência, iremos te avisar sobre isso no mesmo prazo.

Basta seguir o passo a passo:

1. Baixe a Ordem de Transferência de Ações (OTA).

2. Preencha as informações solicitadas, imprima três vias do documento, assine e reconheça firma por autenticidade (no caso de firmas reconhecidas fora das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é necessário pedir ao tabelião que informe o sinal público).

3. Envie para o endereço Praia de Botafogo, 228 – 18º andar. Botafogo, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22250-906 aos cuidados do time de Transferência de Produtos:
a) As três vias da OTA;
b) Cópia autenticada do seu documento de identificação;
c) Cópia do CPF;
d) Cópia do comprovante de residência emitido há, no máximo, 2 meses;
e) Nota de compra em bolsa e a declaração de IR constando os papéis que serão transferidos ou a Ordem Judicial determinando a transferência.

A transferência por meio de OTA deve ocorrer em até 60 dias corridos após o recebimento do requerimento válido. Caso haja alguma inconsistência no requerimento para a transferência, iremos te avisar sobre isso no mesmo prazo.

Esse procedimento é feito pela instituição para onde você irá transferir seu plano de previdência privada. Consulte quais são os procedimentos dessa instituição.

Para realizar a portabilidade, é necessário que:

Lembrando que:
  • A assinatura dos documentos para portabilidade pode ser física, digital ou eletrônica.
  • A portabilidade será realizada dentro do prazo estabelecido na norma vigente ou no menor prazo possível.
  • Não realizamos transferência que seja caracterizada como: venda privada, empréstimo privado ou doação entre pessoa física e jurídica.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Portabilidade. E caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nosso atendimento.

Traga seus investimentos para a Órama.

Investir pode ser mais fácil do que você imagina.